Uma pergunta que já ouvi algumas vezes é: “psicólogo também faz terapia?”. Algumas pessoas inclusive acreditam que o curso de psicologia isenta o/a terapeuta de buscar um tratamento com outro profissional, com a ideia de que a formação profissional gera total autoconhecimento.
A resposta é bastante simples: qualquer psicólogo precisa fazer terapia ou análise. Essa não é uma obrigatoriedade no sentido legal, mas eticamente é altamente recomendada e você logo entenderá porque.
Embora tenhamos ferramentas aprendidas pelo estudo e supervisão, ainda somos pessoas que irão ser afetadas pelos seus trabalhos, ainda mais tratando da subjetividade de outras pessoas. Isso não serve apenas para o trabalho psicológico clínico, que lida mais frequentemente com a psicopatologia, mas também em outras áreas como a psicologia escolar, organizacional, do esporte, etc.
Por isso fazer psicoterapia envolve também a ética profissional, pois irá auxiliar no adequado atendimento das pessoas atendidas pelo profissional e no desenvolvimento pessoal do psicólogo, o qual é necessário para a evolução do tratamento. A terapia e a análise entram justamente para dar conta disso. Elas nos ajudam para que os afetos não impeçam o tratamento adequado das pessoas atendidas.
.
.
.
Você gostou desse conteúdo? Ajude a divulgar o meu trabalho comentando, salvando, compartilhando e curtindo essa publicação.